O que é Soul Collage?

Este fim de semana vou fazer um curso de Soul Collage.

A vivência da “colagem da alma” (em tradução livre para o português) consiste em fazer alguns cards – ou cartas – que representam partes da sua alma, certas pessoas que marcaram a sua vida e arquétipos que se apresentam para a pessoa que está fazendo a colagem.

Os três pilares dessa ferramenta são: imagens, imaginação e intuição. Esses três caminhos são alguns dos muitos que podemos seguir na tentativa de responder às perguntas: quem sou eu e o que eu estou fazendo aqui?

Soul Collage é mais uma das vertentes que encontramos dentro do grande guarda-chuva da Arte-terapia. Como uma terapia complementar, ela não é considerada uma linha dentro na psicologia, o que não anula o seu valor terapêutico. Eu mesma me interessei por este curso por conta do meu atual investimento na arte, mas estou esperando que os resultados terapêuticos sejam também gratificantes. As principais influências de dentro da psicologia parecem vir da psicologia junguiana.

A técnica consiste em coletar imagens, principalmente de revistas, que mexam com você de alguma maneira não muito racional. O procedimento é o de folhear as revistas sem parar para avaliar as imagens, tentando analisa-la racionalmente, ou ler os artigos (as letras devem ser ignoradas) e recortar aquelas imagens que te chamam atenção (positiva ou negativamente), mesmo que você não saiba o que está te atraindo. Assim, você vai compondo um estoque de imagens significativas para você.

O próximo passo é separar os materiais necessários para a colagem. Você vai precisar de uma base sobre a qual montar as suas imagens (eu vou usar um papel bem grosso e consistente), cola e tesoura. Como você pode ver é tudo bastante simples e barato. As revistas podem ser de todo tipo, principalmente as recicladas, que você pode pedir aos seus amigos e familiares.

Como todo o seu material reunido, você vai recorrer ao seu estoque de imagens e vai selecionar aquelas que você gostaria de usar naquele momento para que você possa, em seguida, dispô-las na posição que elas vão ocupar na sua base. Agora você só precisa colar as imagens e sua carta estará pronta!

Como eu disse anteriormente, cada carta que você fizer vai ter um significado. E não há um número limite de cartas que você pode fazer. Com o tempo, você vai criando decks de cartas (por exemplo, decks de cartas relacionadas com a sua criança interior), que são como páginas de um diário ou pequenas fotos da sua vida interior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s