Não tem nada de mais em sentir um pouco de sono. 

Ontem eu estava conversando com um amigo a respeito da dificuldade de dormir e acordar cedo. Eu falei das minhas experiências e ele das experiências dele. Sabe o que acabou funcionando para ele? Uma taça de vinho antes de dormir.
E aí? O que você acha? A partir de uma breve pesquisa, o Dr. Google se mostrou dividido. Médicos afirmando que uma taça de vinho por dia faz bem, outros dando a entender que isso era alcoolismo. Bom, vinho certamente me dá sono. Mas daí a fazer disso uma prática regular… Acho arriscado.
Sinceramente, desde o último texto que eu publiquei sobre dificuldades para dormir e experimentos para lidar com isso, eu tenho dormido bem melhor. Isso não significa que eu acertei o horário do sono. Ainda estou muito longe disso. O que eu fiz foi aliviar a pressão, tirar o peso do pensamento de que eu deveria dormir cedo, ou dormir sei lá quantas horas por noite etc. Então, eu vou dormir na hora que decido, sem pressão. O desafio? Tenho hora para levantar seis dias por semana. Mas paciência. Tem que levantar, tem que levantar e ponto. Qual é o problema de ficar com sono no fim das contas? A gente faz disso um bicho de sete cabeças também, não é? Não é nada demais ter um pouco de sono ao logo do dia. Quando isso acontecer com você, diga a si mesmo: “isso não é nada demais. Eu estou bem. Esse sono não é ameaçador para mim”. Em casos muitos raros você vai morrer por falta de sono (muito, muito, muito raros e não, provavelmente esse não é o seu caso. E se for, não se morre por falta de sono de uma hora para outra. Vão haver sinais e você vai receber tratamento adequado antes dessa catástrofe acontecer). Ok. Os prejuízos podem se acumular e ser grandes (ainda que você não venha a morrer de sono, suas funções normais de pensamento e comportamento podem ser afetadas), mas essas pessoas que sofrem com essa situação não vão realmente resolver o problema lendo textos de blogs. Esses casos mais graves requerem cuidados medicamentosos. Esse não é o caso da grande maioria das pessoas que têm dificuldades para dormir. Os maiores responsáveis por isso são o estresse e a ansiedade. E isso sim você pode entender melhor e começar a trabalhar lendo textos e compartilhando experiências com outras pessoas (ressaltando que a terapia psicológica pode ajudar muuuuito essas pessoas que sofrem com estresse, ansiedade e perturbações do sono. O psicólogo vai acompanhar o seu caso em particular e trabalhar junto com você para resolver o problema. Isso é super válido e importante).
Sendo assim, faz todo sentido o que eu falei. Tire a pressão do sono e você já vai dormir melhor. Além disso, busque recursos! Se você está lendo esse texto já é um bom sinal. O próximo passo é dar um pulo no youtube. Tem quinhentos mil vídeos para ajudar as pessoas a dormir. Algum vai funcionar para você, eu tenho certeza. Acredite: você apenas ainda não achou o recurso certo para você. Mas ele existe. Continue procurando. Você vai encontrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s