Jovem sentada de frente para mim no ônibus.

A menina entrou no ônibus com um rosto jovem, mas com o corpo envolvido por pesados trajes corporativos do tipo usado pelas advogadas. Loura só da altura das orelhas até um pouco abaixo do ombro, onde encerrava o comprimento dos cabelos. Óculos bem marcados no rosto e fone de celular no ouvido.

Sentou-se no banco de frente para mim, nestes ônibus que possuem bancos uns virados de frente para os outros.

Ela desembrulhou um doce que come lentamente enquanto encara a tela do celular. De vez em quando eu levanto o olho do meu próprio celular, onde anoto sua descrição em um bloco de notas e pego ela olhando na minha direção. Vira e mexe, enquanto come o doce, chupa as bochechas magras, criando duas grandes covas em seu rosto magro.

De vez em quando ela fica um tempo com a boca aberta.

Depois ela se impacienta com o trânsito engarrafado e se põe a olhar em volta.

Ela coçou o nariz. Lá dentro do nariz, discretamente.

Depois ficou por um tempo cobrindo a boca com a mão antes de abaixá-la de modo impaciente fazendo mais uma varredura ao redor.

Nosso olhos se cruzaram pela segunda vez. Ela lambia os lábios, sorriu de leve, moveu os pés; apoiava-os ora no chão ora na barra de metal que separa nossos bancos, esbarrando no meu pé, sem intenção alguma.

Não faz mais nada a viagem inteira. Toda a ação estava no celular.

Quando eu me levanto para descer, acredito que ela não me surpreenderá mais. Eu juraria de pés juntos que ela repetiria aquelas mesmas sequências de atos (tirando o doce que não se pode comer muito para não engordar, não é mesmo?) até chegar sua hora de descer do ônibus. Uma chatice só. 

Mas me viro para checá-la uma última vez, já da escada do ônibus e a vejo com a cabeça levantada e o olhar perdido com uma expressão profunda no rosto.

Não consigo deixar de me perguntar se era o fato de ter uma pessoa ali de frente olhando para ela que a tinha impedido de meditar até aquele momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s