Atendendo a pedidos. “Histórias de vida não solicitadas”. 

As pessoas gostam e muito de falar de si mesmas. (Vide eu e meu Blog que versa majoritariamente sobre questões da minha vida cotidiana).
Esse é o segredo para iniciar um relacionamento com qualquer pessoa. Deixe ela falar sobre a vida dela tanto quanto ela quiser, incentive-a, compartilhe um pouco apenas, uma ou outra informação que vá ao encontro do que ela está te falando só para encorajalá-la a falar mais e pimba! Ela vai gostar de você. Se a pessoa falar sobre ela por uma hora, fale de você por um minuto. Esta é a proporção. Você vai conseguir abrir as portas do coração de quem você quiser. Somos todos desesperados para falar de nós mesmos.
E a verdade é que muitas vezes nem é necessário que ninguém pergunte nada.
Eu já perdi a conta do número de pessoas desconhecidas de quem eu sei boa parte da vida. São pessoas que falam em ônibus, em salas de espera de consultório, na mesa ao lado do restaurante.
Como encarar essa situação se não como um sinal de profunda solidão e uma tentativa de se conectar com as outras pessoas e se sentir acolhido?
E aí está a grande armadilha. Junte o nosso desejo desesperado de falar de nós mesmos, com o desejo do outro de falar de si mesmo. Você terá duas pessoas olhando uma para a cara da outra, mas elas estarão conversando cada uma com seus botões. Quem nunca ouviu esse tipo de conversa esquizofrênica? Uma pessoa fala que perdeu a mãe e a outra responde que o filho está indo para a faculdade?
Quase não há comunicação entre as pessoas.
Eu já faço experimentos para comprovar essa teoria há algum tempo. Vira e mexe puxo conversa com pessoas aleatórias na rua.
– Quente hoje, não é mesmo?
– É.
-E essa fila aqui, hein? Você está aqui há muito tempo?
– Ih, minha filha, vou te falar que isso aqui é sempre assim. Olha, eu estou aqui agoniada porque meu filho vem me pegar e ele vem de carro porque ele vai deixar a esposa dele em casa agora na hora do almoço e eu vou estar aqui presa nessa fila e ainda tem tanta coisa para eu fazer hoje que você nem imagina porque a menina que vai buscar os panos vai passar lá em casa…
E por aí vai.
Não vale só para puxar assunto com senhoras em fila de banco não.
Para paquera também serve.
– Ah, é? E como é esse esse trabalho que você faz? E deixa ele discursar pedindo, de vez em quando, que ele explique uma coisa ou outra. Não tem mistério. O outro apenas tem que se sentir especial e importante para você. Qual é o motivo que você acha que leva algumas pessoas a se apaixonarem por seu terapeutas? De quem, diga-se de passagem, elas não sabem absolutamente nada. 

Falar de si mesmo para os outros já nos faz sentir mais próximos do interlocutor. Se este, de fato, se engajar na conversa e escutar atentamente, é gerado um efeito de proximidade apaixonante para que discorre sobre si mesmo. 

Muitas pessoas sentem-se sozinhas e não sabem como iniciar esse uma conversação (tem quem sai falando de si mesmo na esperança de pescar um ouvinte e tem quem quer ouvir mesmo. No caso dos tímidos ou introvertidos geralmente existe essa dificuldade). Quer saber a técnica? Pergunte. Só isso. Como eu disse, esse é o segredo para se iniciar um relacionamento.
Voltando aos casos das histórias de vida não solicitadas, poderíamos nos perguntar se essas pessoas que se expõem tanto são loucas. Isso é falta de noção? Acho que é simplesmente em desejo de se conectar. O que a gente mais precisa na vida é fazer laços, mas somos totalmente estragados e, apesar da nossa maior necessidade ser a de estar em grupo e ter pessoas ao redor,  não sabemos nos conectar tão bem assim. Nos sentimos profundamente solitários. Então acabamos falando de nossa vida com o intuito de atrair as outras pessoas seja por meio de sua admiração, cumplicidade, inveja… Qualquer tipo de laço ainda é melhor do que nenhum laço. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s