O desenvolvimento humano como o potencial encerrado em uma semente. 

Essa analogia do potencial humano com o desenvolvimento de uma semente… Que coisa… Não é mesmo? É um mega cliché. Mas eu não tinha percebido o quanto essa idéia faz sentido até começar a cultivar plantas no meu apartamento.
Eu não só comprei plantas já desenvolvidas, como também resolvi plantar algumas. As sementes são tão minúsculas! É impressionante que uma árvore possa se desenvolver a partir dali. Parece mágica. A mágica pura e sagrada do desenvolvimento humano e do surgimento da vida.
A semente, minúscula, encerra um imenso potencial.
Você sabia que o desmatamento é um dos principais motivos do desmoronamento das encosta dos morros? Pois é. Aquela semente tão pequenina se torna uma grande árvore e esta, em conjunto com outras árvores que também vieram de minúsculas sementes, são capazes de segurar montanhas!
A analogia em relação ao potencial humano nos diz que podemos fazer muito mais do que somos, a princípio, capazes de imaginar. E, de fato, quem olha para uma semente não pode ter ideia da árvore gigantesca que ela pode se tornar.
Essa analogia remonta aos tempos da Bíblia, onde encontramos a parábola do grão de mostarda. A mostarda é a menor semente do mundo e produz uma das maiores hortaliças.
Mas eu quero trazer ainda um outro exemplo.
Você sabia que maior árvore do mundo é a sequoia-gigante? Ela pode chegar a ter 115 metros de altura e seu caule, 12 metros de diâmetro. As sementes dessa árvore medem menos de 5mm! Isso é uma tamanho muito diminuto para a semente de uma árvore tão grande. A altura da árvore é o equivalente equivalente a um prédio de aproximadamente 40 andares! E a semente é do tamanho de uma formiga. Incrível.
Essa é uma constante na natureza: o desenvolvimento dos seres a partir dos estágios mais ínfimos. A vida tem muita força e brota com uma incrível potência das lugares mais inesperados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s